Familia parte II – Desafios de sermos Pais

Esta é a segunda reflexão de três dedicadas à família ( a primeira parte poder ser vista aqui)

Ao longo dos anos que tenho desenvolvido como fotógrafo tenho constatado algo que parece tão simples mas, ao mesmo tempo é tão complexo: O facto de que as famílias na sua essência são todas diferentes.

Existem famílias mais expontâneas e comunicativas, e famílias mais calmas e reservadas. As formas como interagem entre si são também tão diferentes, na sua relação entre irmãos, entre crianças e pais ou avós – Toda essa “teia” de relacionamentos específicos parece (a meu ver) realmente formar o nosso caracter e no seu conjunto famílias verdadeiramente únicas e interessantes. Numa base pessoal aprendi a ver a minha família como única, como um reflexo de quem nós somos  individualmente, e isso algo positivo!

É importante para mim como pai estar informado em aspectos que podem ajudar-me na educação dos meus filhos,  mas na sua essência a minha família é diferente e eu não sinto que tenha de seguir algum modelo estandardizado de ser família. Não preciso ser mais parecido com esta ou aquela família porque parece que eles são mais interessantes ou divertidos – Necessito sim adaptar-me às circunstâncias únicas e desafios que surgem na minha família, e lidar com eles da forma que simplesmente nos torne mais capazes, unidos e felizes.

Em nota de rodapé está esta sessão de irmãos com um “tom” Carnavalesco da epoca, espero que gostem :) Foi a sessão de um ano da Miss G.

 

|||