Já lá vai algum tempo desde a sua última sessão fotográfica em família. As crianças estão a crescer tão rápido e para si chegou a altura de planear uma sessão fotográfica que guarde esses momentos tão preciosos que não se repetem. Mas planear uma sessão fotográfica poderá ser mais do que marcar uma data e hora…. Apresentamos-lhe aqui algumas dicas na perspetiva de um fotógrafo de família que poderão ajudar a evitar imprevistos ou resultados menos esperados.

Sessão fotográfica de Família na Natureza

Primeiro – Vamos escolher o fotógrafo para a sua sessão fotográfica

Se já trabalha com um fotógrafo de confiança, muito do trabalho já está feito – As sessões anteriores deverão ter sido suficientes para estabelecer um conhecimento e familiaridade com o fotógrafo e a sua forma de trabalhar. Mas se procura um fotógrafo de família pela primeira vez é  importante levar em consideração os seguintes aspectos:

a) Que estilo de fotografo que procura?
Prefere fotografia de estúdio? Fotografia de luz natural? É importante identificar primeiramente um fotógrafo compatível com o seu gosto pessoal. Todos os fotógrafos profissionais investem bastante tempo e trabalho a expôr suas melhores fotos, sejam no seu site ou nas redes sociais, por isso dedique algum tempo para ver o portfólio de alguns fotógrafos que sejam compatíveis com o seu gosto pessoal. 

b) Familiarize-se com a forma de trabalhar do fotógrafo.
Informe-se sobre a quantidade de fotos entregues, formatos incluídos (digital, impresso), prazo de entrega, zona geográfica de trabalho (longas deslocações envolvem custos acrescidos no orçamento por exemplo), número de modelos por sessão etc. Alguns fotógrafos disponibilizam a informação no seu site outros preferem enviar por mensagem pessoal, de qualquer forma aconselhamos a informar-se bem sobre todos os detalhes antes de fechar o negócio.

b) Cuidado, o barato sai caro!
Esta é uma regra que se aplica basicamente a tudo, mas se o orçamento é consideravelmente mais baixo do que a média eu desconfiaria. Volto a referir, o portfólio do fotógrafo dever ser sempre dos maiores fatores decisivos.

Segundo – Vamos planear o tema da sua sessão fotográfica

Sessão  divertida na Praia

Com o fotógrafo escolhido e todos os detalhes acertados o próximo passo será planear o tema da sua sessão : Estúdio ou ar livre?
Como fotografamos sobretudo em fotografia com luz natural ao ar livre, vamos focar-nos especialmente neste tema, mas no caso de fotografia de estúdio o planeamento poderá se aplicar mais ao nível de adereços por exemplo…

a) Praia, floresta, campo?

Planeie o tema da sua sessão com o seu fotógrafo porque as sessões ao ar livre estão dependentes de certas horas do dia (horas de melhor luz) e localização (certas localizações podem não funcionar bem). O objetivo é sempre chegar à sessão que deseja mas lembre-se que o conselho profissional do seu fotógrafo destina-se sempre a evitar resultados menos desejados!
Vamos dar um exemplo, na época de Verão é normal haver mais pedidos para sessões de praia, mas é importante perceber desafios que se podem colocar tais como:

– Excesso de banhistas : Quando pensamos numa sessão de praia pensamos nas ondas, barcos, naquela paisagem que adoramos, mas na realidade a imagem de fundo poderá acabar por ser mais banhistas.
 – Dias mais longos : Se tem crianças pequenas torna-se difícil adequar o seu horário com a melhor hora para fotografar na praia no Verão, que pode ser tão tarde como 8.30.  
– Sessões fotográficas de praia na Primavera ou Outono tem vantagens como uma textura de areia lisa (sem pegadas), céus mais dramáticos, dias mais curtos (mais acessível ao horário de crianças) e mais flexibilidade na escolha de temas de fundo devido à ausência de banhistas.

Sessão de Grávida na Praia

Sessão fotográfica de Grávida na Praia de Cascais
Exemplo de uma sessão de praia feita fora da época balnear.

Mas então quer dizer não posso fazer uma sessão fotográfica na praia no Verão? A resposta é sim pode, mas a ideia a reter aqui é a importancia de levar em consideração a perspetiva do seu fotógrafo pois o resultado pode ser diferente do que espera. Usando ainda o exemplo acima, ouvindo a perspectiva do fotógrafo poderá até achar mais conveniente marcar a sua sessão um pouco mais fora da época de Verão, ou optar por uma praia recomendada mais adequada à época de calor. (Menos pessoas, melhor luz).

O fotógrafo preocupa-se sempre com questões técnicas como luz, espaço e enquadramento, por isso procure saber o ponto de vista do seu fotógrafo com relação à localização que escolheu para a sua sessão fotográfica. Se não tiver uma ideia especifica com relação ao local, lembre-se que todos os fotógrafos têm sempre um conjunto de localizações a sugerir onde normalmente se sentem mais à vontade a fotografar e que provavelmente estão patentes no seu portfólio.

Sessão fotográfica de família na Baía de Cascais
Exemplo de uma sessão de Verão em Cascais em que se optou pela estratégia de fotografar da marina para evitar os banhistas.

Terceiro – O que vestir na sua sessão fotográfica.

   Não, a ideia não é dizer-lhe o que deve ou não vestir. Obviamente a escolha é inteiramente sua e reserva-se aos seus gostos pessoais mas… Se tiver interesse em ouvir a nossa perspetiva num ponto de vista fotográfico (não estilístico ) estamos aqui para ajudar. A roupa no ponto de vista fotográfico leva em consideração a conjugação de cores dos vários modelos e a sua relação com o meio envolvente (exemplo aqui) O tema de fundo é uma floresta no Outono? (tons predominantes de castanho), praia? (azuis e cremes), floresta com verdes? Quais os tons mais favoráveis com o seu tom de pele?

Na nossa experiência quanto maior o numero de modelos, maior a probalidade de falta de harmonia nas cores, por isso recomendamos sempre que se combine alguma regra de cores.
Este tema é um pouco subjectivo porque consideramos que o sentido de estética é sempre algo pessoal, estamos aqui para assistir caso necessite :)

Sessão de Grávida
No outono e Inverno os tons amarelos e castanhos favorecem o uso de cremes.

Quarto – Venha preparado para se divertir.

   Pode parecer um pouco “cliché” mas vir para uma sessão fotográfica descontraido, encarando a sessão como um passeio em família produz sempre resultados mais genuinos. Não é por acaso que na maioria das sessões fotográficas, as fotos seleccinadas acabam quase sempre por ser aquelas tiradas mais para o fim. Isso acontece porque as pessoas têm tendência para ficarem mais à vontade assim que se familiarizam com o fotógrafo e com o processo, e no início geralmente estão mais tensas. 

Por isso achamos importante desenvolver um relacionamento continuado com o seu fotógrafo – Temos clientes com os quais temos o previlégio de trabalhar ao longo dos anos e o resultado é o acesso do fotógrafo a momentos genuinos na interação das famílias. São esses os momentos que perduram nas nossas memórias.     

Sessão fotográfica de família descontraída
Momentos espontâneos que guardamos nas nossas memórias

MARQUE A SUA SESSÃO